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Festas infantis mais saudáveis

Oi gente!

Eu tenho percebido que cada vez mais, principalmente as mães, estão preocupadas não só em fazer uma festa bonita para seus filhos, mas também em oferecer uma alimentação saudável também nas comemorações, afinal, por que festa tem que ser sinônimo de exagero e comilança?

Hoje estou chegando com uma novidade! A minha prima Milena que é nutricionista veio dar algumas dicas de como introduzir alimentos mais saudáveis nas festas!

Se você acha que festas infantis são sinônimos apenas de doces, salgados, guloseimas, está na hora de rever alguns conceitos!

Fica de olho no que ela tem pra dizer para deixar as festas infantis mais saudáveis, vale a pena!

Está mais do que provado e divulgado, que excesso de açúcar é prejudicial á saúde. Até os dois anos de idade, o Ministério da Saúde recomenda que não se ofereça açúcar nenhum para as crianças (isso inclui danoninhos, achocolatados, balas, gelatinas, sucos artificiais, docinhos de festa, biscoitos recheados e refrigerantes!).

O consumo excessivo de açúcar está relacionado ao desenvolvimento de cáries, problemas digestivos, dermatite, ansiedade e ao ganho peso, que tem trazido doenças que antes eram só de “gente grande” para as crianças (diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares …).

Além disso, é nesse período que as crianças estão formando os hábitos alimentares que, os acompanharão para a vida toda (é por isso que tantas mamães repetem a famosa frase: “Quando era pequeno, comia de tudo. Agora não gosta de nada saudável”).

Apesar de toda essa informação, a idéia de agradar as crianças com alimentos açucarados ainda está bastante enraizada.

Mas você pode mudar esse conceito na criação de seus pequenos! Podemos usar as festinhas e comemorações, por exemplo, a favor da saúde das crianças: Você pode elaborar o cardápio fazendo o brigadeiro ficar junto com alimentos mais saudáveis! Além de associar a comida saudável a um dia prazeroso e festivo, ver o amiguinho comendo, pode ser um incentivo na hora de provar as novas comidinhas!

Caprichar no visual aumenta muito as chances de sucesso entre as crianças e você pode usar algumas idéias a seguir:

– Cestinhas de frutas;

– Salgados assados com recheios leves (peito de peru, frango desfiado);

– Taças de saladas (entrada);

– Espetinho de frutas;

– Chips assado de mandioca, inhame, beterraba, em saquinhos;

– Mini sanduichinhos naturais (pães de forma cortado em 4 pedaços);

– Sorvetes grandes (tipo Palletas) de água de côco com pedaço de frutas;

– Milho cozido;

– Sucos naturais (e muita água);

– Cupcakes de massas simples, com pouco açúcar, coberto com frutas;

– O que mais a criatividade permitir!!

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Se for em um espaço ao ar livre e sem muitos brinquedos eletrônicos o ambiente fica ainda mais favorável para as crianças experimentarem novos sabores.

Ah! E depois dos dois anos, é recomendável continuar com uma alimentação sem adição de açúcar mas se ele aparecer na dieta, que seja de forma bem, bem esporádica!!

Se as crianças já estiverem consumindo açúcar em excesso e os pais decidirem virar o jogo, o mais adequado é reduzir o consumo aos poucos. As papilas gustativas que temos na língua se dessensibilizam devagar, portanto com dedicação, a adaptação acontece!

Comprometa-se com a saúde de seus pequenos. Uma boa alimentação infantil, depende em grande parte, do verdadeiro empenho da mamãe!

 

Milena

Milena Marconato

Nutricionista com especialização em Nutrição Clínica, Metabolismo, Prática e Terapia Nutricional. Sua trajetória conta com atendimento para aprimoramento profissional no ambulatório de pediatria da Unicamp; a participação em eventos e programas como Sábado Mania (promovida em parceria pela EPTV, SESI e Prefeitura) e Medidinha Certa (quadro exibido pelo Fantástico – TV Globo). Atua em consultório, ambulatórios empresariais e clínicas na área de saúde e estética Sua conduta é humanitária, considerando e compreendendo fatores e limitações culturais, biológicos e sociais.

Entre em contato com ela através da sua página no Facebook.

O crédito das imagens vai para Pinterest.

E aí, o que você achou? Eu adorei! Deixe o seu comentário aí embaixo!

Beijos,

Juliana

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